11 Dicas Para Você Ter Mais Sucesso com Email Marketing

Deixe seu negócio cada mais rentável com nossas dicas de Email Marketing!

O email marketing é uma das técnicas mais lucrativas na internet. Isso é provado e comprovado ao longo de anos e anos.

Se você tem uma lista de emails responsiva e de qualidade, funciona assim: você envia email, você ganha dinheiro.

E mesmo que sua lista não tenha tanta qualidade assim, ainda assim se ganha dinheiro – é só você ver a quantidade de spam que rola por toda a internet!

Mas como fazer com que sua lista de emails seja responsiva? Você precisa gerar engajamento. E o engajamento pode ser dividido em 4 métricas diferentes (mais 1):

  • Percentual de emails abertos (frente ao total de enviados)
  • Percentual de leituras até o final do email
  • Percentual de bounces (emails que não chegam até a caixa do cliente)
  • Percentual de reclamações e desinscrições
  • Cliques em links (essa é uma área um pouco cinza – alguns consideram invasão de privacidade)

Nossa meta com as dicas que temos aqui, para você são de aumentar todas essas métricas.

Com um alto engajamento, você reduz substancialmente a chance de seu email ir para a caixa de spam – e tudo começa com a pessoa abrindo o email.

Então, como fazer com que seu cliente abra o email?

Dica 1 – Títulos de Email Que Funcionam

A questão aqui é utilizar títulos que praticamente forçam seu cliente a abrir o email – fazer com que ele não consiga se conter.

Veja abaixo 4 diferentes categorias (e alguns exemplos) de como você pode aumentar o número de emails abertos:

Curiosidade

  • Mais vendas com menos _____
  • Estranho, mas lucrativo
  • 4 Maneiras de Aumentar Seus Negócios
  • Por que ele pagou R$27.562,00 ao Facebook?
  • Dobrando as vendas com a técnica do ioiô

Benefícios

  • Comece a criar sua lista de emails de graça
  • Mais clicks em suas propagandas
  • Como escrever emails que vendem
  • 52 páginas de vendas para você copiar
  • Como gerar mais tráfego

Urgência/Escassez

  • Última chance de se entrar no grupo
  • Você vai perder essa?
  • Poucas horas até fechar para sempre
  • Desconto de 80% até a meia-noite de hoje!
  • Último aviso!

Resultados

  • 20.000 emails em 30 dias (estudo de caso)
  • Como obtive 227% de ROI
  • Esse estudante ganha 10 mil por mês?!
  • Dona-de-casa ganha 4 mil em 1 semana
  • R$2.459,00 com somente 1 email?

BÔNUS – combinação de diferentes categorias – exemplos:

  • 227% de ROI usando somente _____
  • Vendas 3x mais (somente hoje!)
  • Como cresci minha lista em 140% – e como você pode fazer o mesmo

Agora é sua vez – leia seus emails antigos e reescreva alguns dos títulos, tentando encaixá-los em alguma das categorias acima (ou em mais de uma!) – você acha que isso traria mais sucesso aos seus emails?

Dica 2 – Personalização

Se você captura os nomes de seus clientes quando pede seu email, você pode usar isso em seu favor.

Ao enviar emails, coloque o nome de seu cliente no título – a primeira coisa no título.

Se você tem um software de gestão de emails, certamente ele tem um código dinâmico para gerar o nome de cada pessoa em sua lista – você não vai querer digitar 10.000 nomes um por um, vai?

Já vi pessoas reportando um aumento de 20% por começar a utilizar a personalização de primeiro nome. Faça bom proveito!

Dica 3 – Vendendo o Clique

“Vender” o clique é uma maneira de utilizar, basicamente, as mesmas táticas da dica 1 no corpo do email, para que seu cliente clique no link dentro do corpo do email.

Você pode usar as mesmas táticas e frases para fazer isso acontecer – transformar leitor em clicador.

Alguns exemplos de utilização

Fazer uma pergunta que leva à explicação de benefícios do produto
Ex: Mas como isso funciona?

Usar “prova” e/ou benefícios como link
Ex: Aumentar seus lucros em xx%

Faça uma pergunta que a resposta é “sim”
Ex: Você gostaria de obter os mesmos resultados? http://www.seuurl.com

Mostre o “futuro”
Ex: Com o produto ABC, você vai finalmente conseguir _______

Psicologia reversa
Ex: Se você não precisa de mais tráfego, então não clique no link abaixo

Aqui, da mesma maneira, a prática é o mais importante. Você acha que poderia aplicar isso em seus emails?

Dica 4 – A Falsa Pesquisa

Pesquisas têm um efeito engraçado sobre nosso psicológico. As pessoas se sentem bem em dar sua opinião, em “se mostrar” para o mundo.

Por esse motivo, as pesquisas têm um grande poder de engajamento – e nós vamos nos aproveitar disso com essa dica!

Uma maneira bem simples é fazer uma pesquisa com uma pergunta, duas opções – pode ser com botão ou link.

Para o texto, utilize as dicas anteriores de como aumentar os cliques.

Exemplo:

“Você acha que isso aumentou ou diminuiu os resultados? Você pode se surpreender com a resposta!”

Se você puder utilizar imagens para cada opção, melhor ainda.

Os dois links levam à mesma página – por isso é uma “falsa pesquisa” (apesar que você pode se utilizar das respostas para mandar para diferentes páginas, ou segmentar sua lista em pessoas com opção A e pessoas com opção B – um pouco mais avançado).

Dica 5 – Finalmente um Uso para o Google+

Você nunca viu uma funcionalidade pro Google +, não é? Eu sei, nem eu tinha visto…

Mas para todos os seus clientes que usam GMAIL, você aumentará sua exposição e confiabilidade!

PS: você pode criar uma conta no Google SEM ter um gmail – vá para esse link:

https://accounts.google.com/SignUpWithoutGmail

Se você enviar seus emails com um endereço associado à sua conta do Google+, sua foto aparecerá na caixa de emails de seu cliente – isso é muito melhor que a letra sem graça que aparece para todo mundo, não é?

Se você for somente um prestador de serviços, você for o seu negócio, use seu rosto – se for uma empresa, use seu logo.

Dica 6 – Horário de Envio de Emails

Hoje, grande parte de seus clientes têm smartphones. E com os smartphones, a maioria das pessoas criou um hábito – checar todas as notificações logo pela manhã.

Nessa checagem, muitos já deletam todos os emails que não vão querer ler mais tarde.

E quanto mais “fundo” você estiver na lista de emails, maior a probabilidade de seu email ser rejeitado.

Por isso, mande seus emails entre as 8 e 9 da manhã.

Você também pode enviar entre as 3 e 4 da tarde – outro horário de pico para checagem de emails.

Lembre-se de utilizar as dicas para aumentar a taxa de abertura e de cliques para que essa dica tenha ainda mais efeito!

Dica 7 – Primeira Linha do Email

Muitos dos clientes de email que existem hoje mostram as primeiras palavras do email ao lado do título.

Você pode se aproveitar disso para aumentar ainda mais a taxa de abertura.

Escreva algo curto e congruente com a mensagem do título e veja suas aberturas de emails subirem!

Exemplo:

Título: 50% mais cliques com uma simples mudança?

Primeira linha: Uma simples modificação em meus emails aumentou minha taxa de cliques em 50%!

Modo ninja – você pode colocar uma imagem que tenha o texto como descrição, assim essa primeira linha aparece só no inbox (use uma imagem de 1 pixel para que a pessoa nao a veja).

Dica 8 – Botão de Play

Coloque imagens no seu email e adicione um grande botão de PLAY neles – muita gente clica automaticamente quando vê um botão desses.

Ah – não se esqueça de colocar um link na imagem!

Dica 9 – Mostre a Escassez/Urgência Graficamente

Use um timer, um cronômetro em contagem regressiva – isso cria uma senso de urgência que muitas vezes se transforma em clique

Use o Plugin outtatimr: (link com 80% de desconto)
http://outtatimr.com/flash-sale/?utm_source=house-list&utm_medium=email&utm_campaign=ot-4-10-15

Dica 10 – Dê Mais de Uma Oportunidade De Clicar no Link

Algumas pessoas vêem um link e já clicam. Outras clicam assim que ficaram interessadas em algum benefício. Outras, esperam para ler todo o email para avaliar se vão ou não clicar.

Que tal ajudar a todas essas pessoas, dando várias opções de clicar ao longo do email (aumentando sua taxa de cliques)?

Misture os tipos de venda de cliques (dica 3) e você terá uma poderosa arma!

Exemplo: No começo do email você usa uma frase de curiosidade, no meio do email você fala de benefícios e no fim você utiliza a escassez/urgência.

Este é um email matador – essa dica sozinha pode aumentar seus cliques de uma maneira que você não imagina!

Dica 11 – Hacks de Design de Email

  • Escreva seus emails para serem lidos em smartphones. Já são a maioria.
  • Considere ter um logo ou banner para todos os emails – reconhecimento de marca
  • Use fontes de, no mínimo, tamanho 16. Ninguém vai ler um email até o final se tiver que apertar os olhos para conseguir enxergar.
  • Use botões feitos em CSS para suas chamadas para ações (call to action)

Dica Bônus – Seja Sempre Visto

No primeiro email, ensine a pessoa a como te colocar na whitelist – arrastando para a aba principal do Gmail, adicionando seu email à lista de contatos… assim, você aumenta suas chances de aparecer na aba principal!

Espero que vocês realmente implementem algumas (melhor ainda: todas!) dessas dicas no seu dia-a-dia como email marketers.

Um pequeno aumento em eficiência da lista pode levar a resultados incríveis.

Dúvidas, ideias, reclamações? Deixe seu comentário abaixo!

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